terça-feira, 9 de agosto de 2011

Algumas Características dos Blogs

O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções (BliG - http://blig.ig.com.br; WebloggerBrasil, http://weblogger.terra.com.br); permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos. Lejeune (2000, citado por Komesu, 2004, p. 114), menciona o tratamento dado ao tempo, ao espaço e à estética como características importantes dos blogs. A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos [em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrário]. Os blogs chegam a ser considerados como produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por alguém que esteja conectado. Quanto às questões de espaço, em geral, nas matérias publicadas, há menções a locais determinados, para contextualizar as experiências sobre as quais se escreve. Sobre a estética [design ou layout], há alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço e a hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates [modelos prontos para serem usados]. Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários. Vale conferir um exemplo de sua utilização pedagógica.
Veja o que foi divulgado na página inicial da secretaria (www.educacao.rj.gov.br) sobre um trabalho desenvolvido por uma professora com seus alunos.

Blog aproxima alunos das aulas de Geografia
Por Mônica Marzano

Educação e diversão num só lugar. Com essa proposta, a professora Cristina Ramos, do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, da Barra da Tijuca, criou a “salageo”, um blog na internet em que os alunos podem postar comentários, pesquisar e revisar conteúdos das aulas, participar de jogos geográficos, saber as notas bimestrais e ainda receber dicas de atividades culturais e curiosidades. A professora de Geografia conta que o blog foi criado este ano, mas a inclusão digital em suas aulas começou há dois anos, gradativamente, para ajudar na formação educacional dos estudantes.- A sala geo foi montada junto com alunos-monitores e é um ponto de encontro virtual. Começamos bem devagar, e hoje este material está “bombando", usando a linguagem da meninada – orgulha-se Cristina, explicando que a sala de internet da escola, a rede particular do aluno, as lan houses e o notebook do professor são veículos dessa integração. Para as férias, Cristina está organizando com os alunos o “Mochilão Pé nas Costas”. O roteiro está sendo montado com sugestões de pontos turísticos nacionais pela internet. Duas opções já estão no ar: Vila da Maromba, na Serra da Mantiqueira, e Trindade, em Paraty. Para quem quiser conferir o blog e participar da viagem virtual, o endereço é http://salacristinageo.blogspot.com/

Um comentário:

  1. O BLOG da Cristina e muito interessante. A gama de informaçoes sobre conteúdo especifico de geografia dá aos alunos um panorama profundo sobre o que é a geografia hoje em dia. Fora isso o desenvolvimento do blog com a participação efetiva dos alunos cria mais autonomia para pesquisa, organização das informações e seleção das informações mais pertinentes. Ainda assim, eu senti o espaço muito cheio. Informações demais ocupando todos os espaços geram distração e cansaço. É importante cria-lo sim, mas é preciso cuidado com a quantidade de icones e cores.

    ResponderExcluir